quarta-feira, 6 de junho de 2012

Universidade Federal de Medicina

Mas é lógico que quem tem a oportunidade de cursar uma Universidade Particular de Medicina ou bancar a sua moradia em outra cidade vai ser contra a vinda de uma Federal para Passo Fundo. A política só é boa quando atinge o o próprio umbigo, do contrário é um atentado à sociedade. A vinda de uma Universidade Federal de Medicina, trará uma rotatividade muito grande de pessoal qualificado para atuar nos Centros de Saúde Básica da Família, setor que infelizmente nossos médicos riquinhos não querem trabalhar, pois ganhar 5 mil por mês eh um absurdo. 
Mas acredito que não falamos aqui somente da quantidade de médicos, pois desde que me conheço por gente e do pouco que estudei de Marx e das teorias capitalistas, concorrência gera QUALIDADE. A vinda de uma Universidade Federal obriga outras instituições a melhorarem o seu corpo docente, bem como manterem um diferencial consistente. Isso, que não estou falando aqui do desempenho das Universidades Federais que sempre foi inquestionável, e nem do fato de ser óbvio que o Governo Federal não permitirá a abertura de uma sede que vá denegrir este status.
Inflizmente, hoje em dia tenho medo de consultar com médicos recém formados, que pagaram para passar de ano ou estão lá porque os pais querem. Quero é ver aqueles que sonham em cursar medicina e nunca tiveram condições de arcar com as despesdas de um curso deste porte. 
Claro que os estudantes particulares vão sentir um desconforto porque precisarão ser mais qualificados, ou porque a Universidade exigirá um pouco mais deles, mas não se preocupem pois CAPACIDADE está em cada um e o mercado de trabalho está aí selecionando os CAPAZES, só deve temer quem não possui este atributo.

Um comentário:

  1. Infelizmente, não é óbvio que o governo abrirá instituições de qualidade. Quando o programa de ampliação de vagas, o REUNI, surgiu, com novos curso e muitas vagas em universidades federais Brasil a fora parecia que ele estava – óbviamente – trabalhando para termos mais qualificação. O fato e que, as vagas surgiram sem aumentar a infraestrutura das universidades. Mais alunos requer mais professores, mais salas, mais equipamentos, um diploma sem aprendizado e só um diploma.
    Estudo medicina em uma universidade federal, e eu mesma teria medo de consultar com muitos dos meus colegas, então acho fraco o argumento de que "nas particulares se paga para passar". Nós (das universidades públicas) podemos não pagar para passar, mas temos professores fantasmas, biblioteca deficitária, aulas sem chamada ou professores sem qualquer comprometimento com a FEDERAL. O descontentamento é visivel, basta observarmos as atuais mobilizações grevistas para ver que não esta fácil a vida de professor/aluno federal. As universidades particulares de medicina do RS tem uma estrutura física invejável, diferente da "sucatiação" da maioria das federais do estado.
    Uma universidade federal em PF não vai garantir médicos nas unidades básicas, nos PSF da cidade. Nem riquinhos, nem pobres (por maior que tenha sido o sonho/vocação de ser médico) querem trabalhar sob condições quase insalubres, com péssima estrutura física e sem equipe completa. Santa Maria forma 120 médico por ano e sobram vagas nos postos de saúde da cidade. A concorrência nas universidades públicas é tão grande que a maioria dos alunos são advindos de escolas particulares, e os de escola pública agregam anos de cursinho (com um custo bem elevado) para viver esse sonho.
    Por outro lado, mais vagas para medicina surgindo justamente quando a remuneração está diminuindo (MP 586) é a lei da oferta e procura, sempre haverá alguém aceitando trabalhar por tão pouco. Além disso há a facilitação para validação de diploma de que cursa medicina fora do país, ou nem isso se o indivíduo se formou em Cuba. A rede pública está pagando muito pouco para o médico, com o aumento da mão de obra, a rede particular também paga menos.
    Não queria ter falado tanto, temo ter me desviado do assunto postado, mas não devemos minimizar as coisas. Tenho certeza que a formação de muitas particulares supera as federais e que novas escolas não resolvem o problema da saúde, nem o sonho de se cursar medicina. Temo que melhor qualificação não garanta um bom mercado de trabalho, talvez poucos dos CAPAZES receberão o que merecem, os outros CAPAZES serão jogados no mesmo saco dos incapazes.
    ai vai o link de uma notcia sobre o assunto!
    http://www1.folha.uol.com.br/saber/1100446-mec-vai-criar-2500-vagas-em-cursos-de-medicina-ate-2014.shtml

    ResponderExcluir