quinta-feira, 17 de junho de 2010



Eu sempre tive problema com as alternativas. É sério, não é brincadeira não. Quando eu era criança lembro de ficar furiosa porque as apresentações de dança adoravam cair nos mesmos dias das apresentações de teatro, as aulas de violão no mesmo horário dos treinos de vôlei e as aulas de pintura na mesma hora do curso de inglês... Sem falar que jamais daria conta e nem teria grana para as aulas de sapateado americano, hipismo, canto, italiano, acrobacia em tecido e pernas-de-pau que eu sempre quis fazer...
Acho que o mundo tem alternativas demais, deixa a gente maluco em meio a tanta coisa interessante... Ruim é que piora com o tempo, quando ao invés de decidir entre aulas de violão e treino de vôlei, tem que decidir entre ser jornalista, roteirista, empresário ou artista... A gente deveria nascer com as escolhas delimitadas, ter um manual de afazeres e caminhos certos a seguir... Os cursos deveriam vir catalogados por ordem de interesse, a profissão na primeira página em letras garrafais e ainda uma explicação nas páginas finais do por que ter que fazer essa ou aquela tarefa e deixar de lado aquela outra... É duro decidir...
Ao optar por direito você está deixando de lado medicina, ao optar por futebol está deixando de lado o tênis, ao optar por ter um escritório está deixando de lado uma perfumaria... Pode até ser que se consiga conciliar uma coisa ou outra, daí acaba fazendo como eu, com aulas de italiano pela metade, alemão pela metade, dança de salão pela metade, violão pela metade, canto pela metade... 
Eu confesso que não me arrependo destes tantos 'pela metade', quando me perguntam "por que você não terminou?" Eu digo "Já experimentei o bastante, vamos provar outras coisas agora..." Isso é gostoso também... No fim, é melhor quebrar a cabeça por ter que fazer escolhas do que por estar fadado a fazer uma coisa só...
Sei que a vida é curta demais e a lista de alternativas longa demais... Queria poder organizar de uma forma simples: por 5 anos serei atriz, por outros 5 jornalista, depois abrirei uma livraria e quando aposentada escreverei livros... neste tempo, a cada ano terei as noites dedicada a uma atividade específica, primeiro dança, depois línguas, ainda tem pós e mestrado... Ah! Também tem as viagens... no mínimo 20 dias por ano dedicados a isso - ainda falta Veneza, Viena, a Grécia, a Irlanda e os Estados Unidos... Tem também o curso de Heiki e Neurolingüística, faria Psicologia e História por conhecimento, pós em cinema por gosto, intercâmbio de férias, daria aulas... Âhm, também quero aprender capoeira, passar em um concurso público, fazer um filme, ler mais livros, fazer italiano, pintura, tênis, sapateado, hipismo, pernas-de-pau, acrobacia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário